Levantamento aponta prejuízo de 153 milhões

Município de Augusto Pestana decreta situação de emergência em razão da estiagem
O município de Augusto Pestana decretou, ontem, 13 de fevereiro, situação de emergência em razão da redução das precipitações pluviométricas. De acordo com o Decreto, a falta de chuva acarreta perdas nas culturas de soja e milho, bacia leiteira entre outros prejuízos.
Conforme o levantamento realizado pelo escritório da EMATER/ASCAR aponta que que o prejuízo financeiro em Augusto Pestana devido à estiagem é de 153 milhões 379 mil reais.
A área de milho, safra implantada no município, corresponde a 3000 ha, sendo que as perdas estimadas correspondem a 70% de biomassa e 85 % na produção de grão.
A área de soja em Augusto Pestana é de aproximadamente 20.000 ha, sendo que as lavouras estão sendo afetadas pela restrição hídrica que persiste no período, comprometendo o desenvolvimento vegetativo, em estatura de planta e na definição e formação dos componentes de produtividade. A estimativa do danos acumulados até o momento pode chegar a 60% na produtividade.
A produção leiteira teve uma queda de 15% até o momento em produtividade, informação de agricultores e empresas que fazem o recolhimento do leite. Isso se deve em função das pastagens não estarem rebrotando, áreas semeadas não se estabelecem , pois as sementes não germinam.
Caso a estiagem persista, poderá também ocorrer a falta de água, neste sentido a administração municipal pede a colaboração da comunidade para evitar o desperdiço para não ocorrer o desabastecimento.

Data de publicação: 14/02/2023

Créditos: Assessoria de Comunicação