Atividades realizadas nas quatro escolas envolveram alunos, direções, professores, monitores, funcionárias e psicólogas.

Durante o mês de abril as Escolas da Rede Municipal de Ensino de Augusto Pestana, promoveram atividades com o objetivo de conscientizar alunos sobre o Dia Mundial do Autismo.

As atividades realizadas nas quatro escolas envolveram alunos, direções, professores, monitores, funcionárias e psicólogas.

Na escola EMEF Dr. Pestana o tema abordado foi, Falando sobre inclusão e respeito... “Valorize as capacidades e respeite os limites!” Foram desenvolvidas atividades com os alunos do 4º ano, apresentando uma visão mais abrangente sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e focando no potencial e nas habilidades de cada pessoa.

Foi realizada a pintura das mãos dos alunos para simbolizar as diferenças existentes na sala de aula.

Na escola EMEF Rocha Pombo as turmas de 1° e 2° ano, participaram de conversa sobre autismo. Momento de uma oportunidade valiosa para cultivar compreensão, empatia e aceitação desde cedo.  Ao abordar o tema de maneira acessível e inclusiva, é possível ensinar às crianças que o autismo é apenas uma forma diferente de ser e que todas as pessoas merecem respeito e compreensão, independentemente de suas diferenças.

Além disso, destacar a importância da inclusão e da amizade pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais essenciais e a construírem relacionamentos saudáveis baseados no respeito mútuo. Essa conversa não só promove um ambiente mais inclusivo e acolhedor, mas também capacita as crianças a ser em  defensoras da diversidade e da igualdade ao longo de suas vidas.

Na EMEI Estrelinha Dourada foram realizadas ações de respeito e compreensão ao Autismo, entre elas, a preocupação do grupo escolar diante dos desafios da educação para crianças atípicas, linha de pensamento debatida entre os profissionais da escola. O olhar sobre a diversidade e inclusão adequada faz parte das ações planejadas e discutidas na Estrelinha Dourada. Com as crianças abordou-se a poesia “As cem linguagens”. A criança é feita de cem linguagens e o autismo faz parte de uma delas!

A Escola Municipal de Educação Infantil Turma da Esperança desenvolveu ações de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Escola desenvolveu ações com o objetivo de trazer visibilidade para o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA), debatendo temas como a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo e seus familiares. Ações desenvolvidas; assistir ao filme da Turma da Mônica “Aprendendo sobre o autismo com o André”, após rodinha de conversa com os alunos sobre os destaques do filme, as crianças foram convidadas a produzir um registro sobre o tema autismo, o qual levaram para seus familiares, com o objetivo de estender a ação para seus lares. A produção feita através de desenhos e recursos pedagógicos, oportunidade em que  as crianças  expressaram e manifestaram suas ideias e compreensões de forma singular.

“Conscientizar é desenvolver respeito, mais informação e menos preconceito”.

Data de publicação: 29/04/2024

Créditos: Assessoria de Comunicação