O espaço conta com salas de atendimento individual e coletivo, com foco nas crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista

Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 09, o primeiro Ambulatório de Saúde Mental do município de Augusto Pestana. Este novo espaço foi idealizado pela  Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social ainda no ano passado, quando encaminhado o projeto para aprovação e cadastro junto ao Sistema de Apoio a Implementação de Políticas em Saúde do Ministério da Saúde.

O Ambulatório de Saúde Mental é um serviço que compõe a rede de atenção à saúde mental do município e será voltado ao atendimento de pacientes com transtornos graves a moderados. O espaço conta com salas de atendimento individual e coletivo, e ainda espaço para atendimento infantil, com foco nas crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

O objetivo deste novo serviço é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

A secretária de saúde, Fernanda Hass, destaca a importância deste trabalho para suprir a crescente demanda por serviços psicológicos. “Este é um momento pós-pandemia, de uma quantidade maior de pessoas que precisam de atendimento, e estamos fazendo o possível para suprir essa demanda elevada. Queremos, cada vez mais, expandir nossos serviços, para darmos acolhimento, dignidade e humanizar esse atendimento”.

Estiveram presentes no ato de inauguração, o prefeito Darci Sallet, representante da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Loureliz Scherer, representantes da Câmara de Vereadores, CRAS, Conselho Tutelar, Hospital São Francisco, CAPS, funcionários e usuários do novo ambulatório, servidores da saúde e representantes da Administração Municipal.

Inicialmente os atendimentos acontecerão junto ao Centro de Geração de Renda, e posteriormente, após a obra de reforma e ampliação da UBS o ambulatório contará com salas específicas para receber os pacientes. Para agendamentos o ambulatório conta com um contato direto: 99168-7677.

Data de publicação: 09/11/2022