Município vai lançar a campanha "De olho no Aedes aegypti" e desenvolver ações de prevenção junto à comunidade

Preocupados com os crescentes focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, na última semana os agentes de endemias do município realizaram um mutirão para coleta de pneus em vias públicas no município. O objetivo é impedir o acúmulo inadequado de água e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a ação foram recolhidas três cargas de pneus de carro, moto e bicicleta e encaminhados ao depósito temporário devidamente licenciado pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Augusto Pestana. Nas próximas semanas será lançada a campanha “De olho no Aedes aegypti”, uma parceria entre as secretarias de Obras, da Saúde e Departamento de Meio Ambiente.

De acordo com a diretora do Meio Ambiente, Daiana Froner, é importante também pensar no destino que será dado a este material. “Os pneus inservíveis serão armazenados temporariamente, em seguida uma empresa especializada, a qual já foi contatada, vai realizar a coleta destes pneus para a destinação final”, destaca.

Daiana alerta ainda para que as pessoas observem os dias de coleta de lixo, depositando nas lixeiras somente no dia de recolhimento. “Nós orientamos para que as pessoas não coloquem o lixo com muitos dias de antecedência, pois isso também contribui para a proliferação do mosquito”, explica.

Outra questão é referente à disposição do lixo como, por exemplo o isopor, que deve ser colocado nos pontos de coleta sempre em sacos plásticos fechados e não solto nas calçadas como ocorre com frequência.

Data de publicação: 03/02/2017

Compartilhe!