Ações de prevenção e orientação marcam o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 20, uma ação alusiva ao Outubro Rosa que permitiu a marcação de exames preventivos, de mamografia e atendimentos odontológicos. Além disso, também teve um momento de palestra informativa com a Assistente Social da Aapecan de Ijuí, e com o Laboratório Labokad, de Augusto Pestana, a respeito da importância da prevenção ao câncer de mama.

A programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde e também ofereceu serviços gratuitos de manicure, massagem, barras de access e cuidados com a pele, além de sorteio de brindes entre as participantes.   

A Secretária de Saúde, Fernanda Hass, reforça a importância do cuidado com a saúde feminina: “É importante cuidar e orientar. Trabalhar com saúde da mulher não só com o câncer de mama, mas com as questões que mexem com todo o corpo é fundamental. O Outubro Rosa reforça a questão da prevenção e da mamografia, sem esse exame não conseguimos detectar a tempo essas lesões precursoras do câncer”, enfatiza.
 
Como fazer o autoexame da mama?

Em pé, levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas, sinta a mama.  Faça movimentos circulares de cima para baixo e repita os movimentos na outra mama.

SE TOQUE, SE CUIDE, SE AME!

Data de publicação: 21/10/2022

Compartilhe!