Neste primeiro momento serão sendo vacinados os profissionais que atuam na linha de frente ao combate do vírus

Na manhã desta quarta-feira (20), o município de Augusto Pestana recebeu do Ministério da Saúde, as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra o Coronavírus. Esta primeira remessa contempla 81 doses, sendo 19 para a Unidade Básica de Saúde e 62 doses para os profissionais do Hospital São Francisco.

Em Augusto Pestana, a primeira munícipe a receber a dose foi Susi Ferretti Scherer, que há seis anos atua como Técnica de Enfermagem na UBS. No decorrer da semana, os demais profissionais que atuam na linha de frente ao combate do vírus receberão a dose da vacina, que será a equipe de enfermagem e médicos. Ressalta-se que esta vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal.

Inicialmente, a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí recebeu 3.200 doses que foram divididas entre os 21 municípios da regional, de acordo com o número de profissionais que cada município possui na linha de frente do Covid-19, tanto na Unidade Básica de Saúde como no Hospital São Francisco, no caso de Augusto Pestana. Como ainda não temos a Instituição de Longa Permanência de Idosos – ILPI, não recebemos doses para idosos e nem para indígenas, pois também não temos esta população.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, ainda não há notícias de uma nova remessa de vacinas para os demais profissionais de saúde ou para idosos, mas que em algum momento todos serão contemplados com a vacina, porém a ampliação será gradativa, de acordo com os grupos prioritários, conforme disponibilidade. Por isso, pedimos a compreensão da comunidade para que não procure pela vacina na UBS, pois ainda não temos disponível.

Data de publicação: 20/01/2021