Vigilância realiza trabalho de bloqueio viral e solicita colaboração da comunidade

Com a decorrência do verão e temperaturas mais elevadas, acende novamente o alerta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além da Dengue transmite doenças como Zyka Vírus e Chikungunya. Em Augusto Pestana a equipe da Vigilância Epidemiológica já está realizando ações efetivas para combate ao mosquito, já que no último verão o município chegou a buscar auxílio do Exército para reduzir os índices, que estavam muito acima do normal.

Já nesta quinta-feira, a Vigilância Epidemiológica trabalhou em função de bloquear a transmissão do vírus, visto que foram informados que um paciente estaria com suspeita de Dengue. Ao realizar levantamento, foi identificado que o paciente visitou um município da região que já possui 3 casos confirmados de Dengue.

Diante da situação, a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde mandou o veneno para que fosse realizado o “protocolo de bloqueio de transmissão”, o qual foi feito em 11 quarteirões, tanto próximo à casa do paciente quanto seu local de trabalho. De acordo com a Vigilância, uma das próximas ações a serem executadas deve ser a aplicação do popular fumacê nos bueiros do município.

A Prefeitura solicita ainda que os proprietários de terrenos baldios tomem as devidas precauções de limpeza destes locais, evitando assim a proliferação de insetos.

Data de publicação: 31/01/2019