A coleta seletiva não é só questão de retirar, é também de reutilizar.

A Prefeitura de Augusto Pestana, através do setor de Meio Ambiente divulga a campanha de Coleta Seletiva “Separar para reciclar”, a qual tem o objetivo de conscientizar a comunidade quanto a separação e descarte correto do lixo. Augusto Pestana conta hoje com três coletas urbanas de resíduos domiciliares. Em dois dias da semana são recolhidos o lixo úmido, e em outro dia, apenas o lixo seco.

A falta de separação por parte dos moradores tem dificultado o trabalho da empresa que faz a coleta. Para ser separado de forma correta, é preciso levar em consideração qual é o lixo reciclável: papel, papelão, vidro, alguns tipos de plásticos e alumínios. Já o lixo orgânico é aquele que sobra de restos de alimentos e lixo considerado rejeito, que é o lixo do banheiro, material com gordura ou sujo, fraldas, entre outros.

A Prefeitura elaborou um folder explicativo que está sendo distribuído e disponível no Centro Administrativo, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras.  Neste folder há informações quanto ao descarte e recolhimento de outros tipos de resíduos, por exemplo os de jardinagem e construção, que devem ser agendados para recolhimento; Entre outros tipos de objetos.

A coleta seletiva ocorre da seguinte forma:

SEGUNDAS E SEXTAS-FEIRAS: LIXO ÚMIDO
- Lixo da cozinha (pó de café, cascas e restos de frutas, erva mate, etc.)
Uma dica: utilize esses materiais e faça uma composteira em sua casa, você terá adubo orgânico de excelente qualidade.
E o rejeito-lixo de banheiro: papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis.

QUARTAS-FEIRAS: LIXO SECO E RECICLÁVEL

Reciclável: latas, alumínios, embalagens longa vida (caixas de leite, leite condensado, creme de leite, molhos, entre outros), papéis, papelões, plásticos flexíveis.
OBS:
- todas as embalagens devem ser limpas.
- o vidro pode ser perigoso, por isso deve ser acondicionado em caixas ou vasilhames fechados e identificados.

Lixo não reciclável: São as embalagens de salgadinhos, metalizados, plásticos rígidos e plásticos muitos finos (película).

LEMBRE-SE: O lixo deve ser descartado somente no dia da coleta.

Sua colaboração é indispensável! Vamos manter a cidade mais limpa e bonita para todos.

O SEU LIXO É SUA RESPONSABILIDADE!

Data de publicação: 30/03/2021