O prêmio busca reconhecer os municípios que praticam a excelência na gestão pública

Na tarde de segunda-feira, 07 de novembro, no auditório da Tecnopuc, em Porto Alegre, aconteceu a premiação da etapa estadual da 2ª edição do prêmio Band Cidades Excelentes.

A premiação analisou os municípios gaúchos em seis pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento e Ordem Pública e Sustentabilidade. Todas as cidades já estavam pré-inscritas, sendo possível o envio de projetos desenvolvidos no município para aumentar a pontuação dos índices, estes foram enviados através da secretaria municipal de planejamento.

Augusto Pestana foi destaque no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, conquistando o primeiro lugar dentre os municípios gaúchos até 30 mil habitantes. Além deste, o município também foi finalista no pilar Saúde e Bem-estar.

O sétimo pilar foi o prêmio IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila, que buscou reconhecer os municípios que praticam a excelência na gestão pública em três categorias. Augusto Pestana, pela segunda vez, foi o grande vencedor da categoria até 30 mil habitantes, levando o título de bicampeão estadual.

Representando o município, estiveram presentes o vice-prefeito, Gilberto João Zardin, e a assessora de comunicação, Carla Natacha Severo.

A premiação desta segunda-feira foi gravada pela emissora e será passada no canal Band no dia 20/11 às 23h30min. A fase nacional acontece no dia 30 de novembro em Brasília. No ano passado, Augusto Pestana também foi o grande vencedor nacional da categoria.

A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública.

“Destacamos a importância do trabalho coletivo em que todos os setores públicos estejam envolvidos e a participação fundamental da comunidade para que o trabalho possa ser cada vez mais eficiente, apresentando os resultados que a comunidade espera”, destacou o vice-prefeito durante sua fala na premiação.

O prefeito Darci Sallet também destaca o comprometimento da administração municipal em desenvolver atividades que atendam as necessidades da comunidade. “Para Augusto Pestana é um orgulho muito grande receber o 1º lugar no estado pela segunda vez. Uma premiação como essa só fortalece a gestão pública, fruto do esforço e trabalho de todos os gestores e servidores. Este resultado é o reconhecimento das ações realizadas de forma planejada e organizada, para que os recursos públicos sejam transformados em ações que promovem o desenvolvimento do município”, finaliza.

Data de publicação: 08/11/2022