Para apurar o levantamento preliminar a respeito dos impactos da estiagem

No dia 24 de janeiro de 2025, o Prefeito Municipal Sérgio Neuberger reuniu-se com o Secretário de Agricultura, representantes da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de apurar o levantamento preliminar a respeito dos impactos da estiagem.
No primeiro momento foi apresentada a avaliação geral das culturas. No que diz respeito a safra de soja, estima-se um comprometimento de 30% da produtividade, sendo fortemente impactado pela falta de chuva, associada à altas temperaturas, sendo que também o replantio das lavouras obteve um resultado insatisfatório. Associado a isso, até o momento, a situação da soja precoce (plantio realizado até início de novembro) é a que mais está sentindo os efeitos da seca, sendo que, após o monitoramento de algumas, pode-se diagnosticar perdas de até 70%, enquanto em lavouras de plantio mais tardio ainda há um bom potencial produtivo. Esses fatores se devem também às chuvas isoladas, portanto, há uma grande variação no que diz respeito à produção.
Quanto às lavouras de milho precoce (cultivadas até o final de agosto), as mesmas obtiveram uma excelente resposta produtiva, superando as expectativas de safra. Já para as lavouras de milho cultivadas mais tarde projeta-se uma perda de 10% para uma área de aproximadamente 500 ha, que em relação as últimas médias históricas correspondem a 35/40 toneladas/ha.
Outro setor produtivo que também enfrenta problemas com a seca é a atividade agrícola de produção leiteira, onde devido à ausência de rebrote nas pastagens e em função do estresse calórico provocado nos animais, é prevista uma quebra de 5% sobre o volume mensal, sob uma produção média de 4,2 milhões de litros de leite no mês.
O poder executivo, através da secretaria de agricultura e juntamente com os demais órgãos responsáveis seguem monitorando o quadro referente a estiagem e não descarta a possibilidade de decretar situação de emergência, porém, ainda é cedo para tomar uma decisão sobre isto.

Data de publicação: 31/01/2025