Mês de conscientização e combate à violência contra a mulher

De fácil acesso e custo baixo, a bebida alcoólica é facilmente adquirida e aceita pela sociedade em geral, quase sempre presente nas confraternizações. Seu uso crônico, abusivo ou compulsivo, acaba desencadeando a doença chamada alcoolismo, que é considerada doença pela Organização Mundial da Saúde e um problema de saúde pública, o álcool é a droga mais associada a violência.

Quando uma pessoa faz uso de álcool excessivamente, pode ter comportamentos agressivos, podendo se envolver em brigas. Isto ocorre por que o álcool ingerido atua no sistema nervoso central, desencadeando impulsos agressivos que podem ser potencializados em situações que o dependente enfrenta durante a abstinência da bebida, seja pela restrição dela, pela imposição familiar ou por dificuldade financeira.

O consumo de álcool e outras drogas está associado acerca de metade dos casos de violência doméstica. O último levantamento domiciliar realizado pelo CEBRID, dentre os 7.939 domicílios entrevistados, em 2.750 houve relato de violência e, destes, em 42% o agressor estava alcoolizado. Tais dados evidenciam relação direta entre consumo abusivo de bebidas alcoólicas e casos de violência contra a mulher.

As agressões onde o autor está sob efeito de álcool são reincidentes e por um período mais prolongado quando comparado a de autores sóbrios. Na maior parte dos casos os agressores são homens e as vítimas são as companheiras/esposas, das quais, dificilmente procuram ajuda. Através de um estudo, foi constatado que estes comportamentos se repetem ao longo das gerações familiares.

É importante que a vítima denuncie o autor das agressões, possibilitando assim que ambos recebam atendimento de um profissional. O agressor, caso esteja sob efeito de álcool, é encaminhado para rede básica e a vítima recebe apoio e atendimento especializado (Rede de Proteção a Mulher).
Caso, você leitor, seja uma vítima ou conhece alguém que esteja sofrendo violência doméstica, DENUNCIE. A denúncia permite uma nova vida a vítima e ao agressor uma forma de tratar o que desencadeia esse comportamento agressivo.

Equipe Caps ad III

Data de publicação: 25/08/2022

Compartilhe!