Prefeitura realiza nova operação tapa-buracos na ERS 522

As equipes da Secretaria de Obras iniciaram nesta terça-feira mais uma força tarefa na ERS 522, rodovia que liga Ijuí a Joia passando por Augusto Pestana. Com a autorização por parte do DAER para a retirada de material, a ação tapa-buracos seguirá nesta quarta, quinta e sexta-feira no trecho que pertence ao município.

Para realizar esse trabalho a Administração Municipal de Augusto Pestana criou uma lei onde firma termo de cooperação técnica com o DAER, através do qual a recuperação do trecho da ERS-522 é feita pelos dois. A parceria prevê que o DAER disponibilize o material necessário para a manutenção do asfalto e a Prefeitura forneça os equipamentos e a mão de obra, ambos da Secretaria Municipal de Obras.

Essa não é a primeira vez que a operação é realizada. Desde 2017 já foram outros três “tapa-buracos”. Em duas oportunidades inclusive o trabalho foi feito abrangendo o trecho que vai até Joia e também até o trevo de entroncamento com a ERS 342 em Ijuí.

De acordo com a Prefeitura, o asfalto que está recebendo melhorias já tem mais de 30 anos, ou seja, está prazo de validade vencido. Já o último recapeamento realizado pelo Estado foi em 2010 e somente em trechos que na época estavam intransitáveis.

O prefeito de Augusto Pestana Vilmar Zimmermann já realizou algumas reuniões com o DAER e também pedidos formais, mas até o momento não há planejamento de um recapeamento completo da rodovia.

Importância da rodovia para a região

Um dos motivos da preocupação do Executivo é o escoamento da produção agrícola da região que passa por essa rodovia com destino ao porto e também ao porto seco de Cruz Alta. Além da produção de grãos, o município de Augusto Pestana está entre as 5 maiores bacias leiteiras do Estado. A produção diária gira em torno de 160 mil litros de leite, produção que passa pela ERS 522.

Data de publicação: 20/08/2019