Professores e diretores iniciam formação que seguirá durante o ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, iniciou na última semana o calendário de formações que seguirá em várias etapas durante todo o ano letivo. Com o objetivo de realizar um trabalho sequenciado, todas as formações estão sendo realizadas com o mesmo profissional, o professor Vianei Hammerschmidt.

O trabalho iniciou com uma fala aos pais de alunos da Rede Municipal na quarta-feira, se estendeu às diretoras na quinta e na última sexta-feira foi para todos os professores da Rede. Com as diretoras o foco foi para a gestão estratégica de pessoas e o desenvolvimento de talentos em instituições, questões a serem trabalhadas por elas nas escolas do Município.

Com as diretoras o foco foi para a gestão estratégica de pessoas e o desenvolvimento de talentos em instituições, questões a serem trabalhadas por elas nas escolas do Município. Já com os professores a fala foi voltada aos desafios da prática docente e emancipação do sujeito ao longo do processo de formação. Em resumo, seria a iniciativa da escola em “ensinar o estudante a pensar sozinho”, explica o palestrante.

Durante as formações que acontecerão no decorrer do ano o trabalho será focado na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e nas mudanças que ela irá causar na rotina do aluno e do professor. “Para nós gestores e professores a implementação da BNCC é um desafio, por isso estamos buscando esse auxílio através das formações”, comenta a Secretária de Educação Graciela Oliveira.

Durante as formações também será prestada assessoria para a reconstrução de documentos escolares.

Data de publicação: 30/04/2019