Augusto Pestana amplia atendimentos via SUS

Os preços cobrados pelos planos de saúde e diminuição da renda dos trabalhadores têm trazido o aumento da procura de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, os gestores municipais tem que criar novas estratégicas para se adaptar a essa novas realidade, como é o caso do município de Augusto Pestana.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Ariberto Hintz, cerca de 5,5 mil habitantes são usuários regulares dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde e Assistência Social. “Dentro desses 5,5 mil nós temos muitos que possuem plano de saúde, que vem buscar o complemento ou a totalidade dos atendimentos via Secretaria Municipal de Saúde”, comenta.

Como alguns planos de saúde cobram apenas consultas, os exames acabam sendo buscados ao poder público. “E também nós temos uma grande quantidade de pessoas que não tem mais condições de pagar os planos de saúde, devido ao encarecimento ou o empobrecimento das pessoas, que começaram a cancelar os planos” disse o secretário.

Segundo o secretário, o município também ampliou o número de medicamentos disponibilizados via sistema público de atendimento. “Da lista preconizada pelo Renome, que é a relação municipal dos medicamentos essenciais que um município tem por obrigação possuir na sua farmácia básica, nós temos um número bem superior a estes medicamentos e, cada vez mais, a gente incorpora novos remédios a pedido dos nossos médicos da Atenção Básica”, salienta Beto.

Destaca-se que, apesar da lista do Renome ser composta por 154 tipos de medicamentos, o município de Augusto Pestana disponibiliza mais de 200 tipos para as mais variadas patologias.

Data de publicação: 16/01/2019