Relatório aponta 550 famílias atendidas pelo Escritório Municipal da Emater em 2018

Na última semana o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Augusto Pestana, através do seu chefe Fábio Toledo, realizou a entrega do seu Relatório de Atividades ao prefeito Vilmar Zimmermann. No relatório constam ações desenvolvidas durante o ano no âmbito da assistência técnica e extensão rural e social nas propriedades e localidades do interior.

De janeiro a dezembro de 2018 foram 550 famílias atendidas com programas desenvolvidos para auxiliar diretamente a gestão da  propriedade rural. Um deles, criado e executado em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Agricultura, é destaque municipal na prestação de serviços de assistência técnica: o Programa de Gestão Rural.

Através dele, Emater e Prefeitura selecionaram algumas propriedades (levando em conta fatores como a sucessão rural) e desenvolveram diversas ações, dentre elas abertura de seis esterqueiras, com prestação de serviços com máquinas e equipamentos, e auxílio no gerenciamento das propriedades buscando aumento da produtividade.

Também foram desenvolvidos projetos de Segurança Alimentar através da realização de cursos de orientação, produção e armazenamento, e ainda aproveitamento de alimentos como produção de sucos, panificados e conservas. Com o objetivo de recuperar pomares e tratá-los corretamente, foram realizadas capacitações de Inclusão Social e Produtiva.

Emater e Prefeitura também trabalharam focados na bovinocultura leiteira - carro chefe da economia no município -  com orientações sobre manejo e produção e ainda incentivando a aplicação de novas tecnologias. O objetivo é o aumento de produção de leite e consequentemente da renda familiar. Augusto Pestana aderiu ainda ao Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, através do qual realizou palestra promoveu a orientação das famílias para o tema.

Data de publicação: 05/12/2018