Parceria entre Prefeitura e Emater desenvolve projeto em propriedades rurais

Já está em andamento o projeto coordenado pela Prefeitura e Emater, para melhoramento da infraestrutura interna das propriedades que trabalham com a produção leiteira. O trabalho consiste inicialmente em construção de esterqueiras, encascalhamento de acesso a salas de ordenha, galpão de alimentação, corredores de animais, máquinas e adequações ambientais. Nesta primeira etapa estão sendo  atendidas seis famílias de produtores, sendo que no próximo ano deverá ser ampliado para mais de 30 propriedades.

Desde que assumiu, no início do ano passado, a atual Administração tem buscado maneiras de atender aos produtores de leite de Augusto Pestana, já que a atividade é o carro chefe da economia do município. Desta forma, no início do ano a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o escritório municipal da Emater iniciaram o planejamento para construção de um projeto que pudesse contribuir, não só na área  produtiva, mas que também facilitasse a adequação ambiental e oferecesse melhorias de infraestrutura através do uso de máquinas e equipamentos da gestão pública local.

Assim nasceu este projeto, que é inédito na região, através do qual o município utiliza a estrutura pública de maquinário e pessoal para auxiliar produtores. “É importante destacar que as famílias foram selecionadas levando em consideração vários fatores, entre os quais a possibilidade real de sucessão rural, ou seja, propriedades que têm jovens trabalhando ou até mesmo assumindo as atividades da família”, explica o técnico em agropecuária da Emater, Cléber Goi.

Já para o poder Executivo, o principal objetivo é potencializar a capacidade de produção e assim fazer girar ainda mais a economia do município. “Para realizar este projeto, que no meu ver é muito ambicioso, a prefeitura está cedendo maquinário, pessoal e assistência ambiental. É importante frisar que com isso não estamos auxiliando só o nosso agricultor, mas também todo o comércio e serviços do município que sentirão o reflexo desse aumento na produtividade”, destaca o secretário de Agricultura Manoel Vianna.

Já o prefeito Vilmar Zimmermann destaca que “este será o principal legado a ser deixado após a conclusão deste projeto,  melhorar a qualidade de vida, promovendo o aumento de renda sem comprometer a sustentabilidade produtiva e ambiental das propriedades”.

As primeiras propriedades a receberam orientação e serviços são da localidade de Linha São João. Nos próximos meses as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a equipe da Emater estarão reunidos para relacionar as próximas famílias e roteiros para a segunda etapa do trabalho.

Principais ações do projeto:

- Construir esterqueiras para evitar a poluição dos mananciais hídricos e destinar o chorume para adubação das lavouras e pastagens

- Encascalhar os acessos das salas de ordenha e galpões de alimentação diminuindo o barro e melhorando a higiene e a condição de circulação de animais e máquinas

- Isolamento de áreas de preservação permanente como nascentes e riachos visando a preservação e recuperação da mata nativa

Data de publicação: 12/09/2018