Alunos da Escola Rocha Pombo estudam educação fiscal e tributação

Escola Rocha Pombo trabalha educação fiscal com alunos do 8º ano

As aulas de história dos alunos do 8º ano da Escola Rocha Pombo tem sido especiais nas últimas semanas. Orientados pela professora Letícia Galgaro, os adolescentes estão desenvolvendo trabalhos buscando conscientizar para importância de solicitar a nota fiscal de cada compra.

Além disso foi feita uma retomada histórica sobre os tributos que, até o Império Romano, eram ofertados livremente em homenagem a deuses e líderes. A pesquisa dos alunos contemplou todos os períodos históricos: Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

Já a turma do 9º ano, durante as aulas de matemática, analisou elementos de uma fatura de energia elétrica, verificando a inclusão de tributos como ICMS(Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social)e CONFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Com a orientação da professora Elisa Jantsch os alunos calcularem as porcentagens correspondentes ao valores pagos na fatura, onde foi constatado que os tributos correspondiam ao maior valor.

Em suma, reafirmou-se com as duas turmas sobre a importância de exigir Nota Fiscal nos estabelecimentos comerciais, o que é direito do cidadão, visto que essa simples ação reverte-se em valores para o município. Desta forma os valores poderão ser investidos em saúde, educação e demais áreas, sempre beneficiando a comunidade.

Data de publicação: 11/09/2018

Compartilhe!