Novo levantamento mostra diminuição nos índices de infestação do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Augusto Pestana divulgou nesta semana novos dados a respeito do Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa). A pesquisa é feita novamente a cada três meses e consiste num mapeamento da infestação do mosquito Aedes aegypti. O LIRAa é dado pelo percentual do número de imóveis com focos do mosquito, entre os escolhidos de uma região em avaliação.

Há alguns meses o município o município sofreu dias de apreensão com o apontamento de índice 7,9 para o LIRAa, quando o Ministério da Saúde já emite alerta a partir de índice 1. Em função dos dados uma série de ações foram realizadas pelo setor de Saúde através das agentes de combate à endemias. Com o auxílio do Quartel de Ijuí, praticamente todas as residências do município foram visitadas e os moradores orientados sobre os cuidados com a proliferação do Aedes aegypti.

O resultado da ação já pode ser observado no levantamento realizado este mês, quando o índice que estava em 7,9 agora está em 1,9. Mesmo com a baixa considerável, o secretário de Saúde Ariberto Hinz destaca que o cuidado deve ser constante. “De acordo com os parâmetros do Ministério de Saúde nosso município ainda corre risco de epidemia, portanto precisamos da colaboração de cada cidadão em averiguar seu pátio para baixarmos ainda mais esse índice”, solicita.

Data de publicação: 13/06/2018

Compartilhe!