Acendimento da pira foi feito pela professora aposentada Edith Klein

Aconteceu na última sexta-feira, 1º, o ato solene de abertura oficial da Semana da Pátria em Augusto Pestana. O evento foi organizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e contou com apresentações artísticas dos alunos de todas as escolas de Augusto Pestana.

Durante a solenidade de abertura houve destaque para o tema do Desfile Cívico deste ano, que também é o mesmo tema da Rede Municipal de Ensino: “Todo dia é dia de ler”. Aproveitando o ensejo, a SMEC homenageou a professora aposentada e também historiado Edith Klein, que em seu discurso falou da importância dos livros, mesmo na era da tecnologia. Edith também foi responsável pelo acendimento da pira, trazida da Biblioteca Municipal até a Praça por alunos das escolas do município. Já o prefeito Vilmar destacou em sua fala a necessidade de um ensino de qualidade para a formação de cidadãos responsáveis.

Representando suas escolas vários alunos realizaram apresentações, como foi o caso da Turma da Esperança, que trouxe a interpretação da música Impacto. Os estudantes do Centro Educacional Primeiros Passos (CEPP) fizeram uma apresentação musical coma  participação de diversos instrumentos. A escola Rocha Pombo trouxe ao público também uma interpretação musical e a declamação de um texto sobre a Pátria.

A APAE também realizou bonita apresentação, com uma ginastrada que combinou um ritmo musical animado com exercícios de bambolê. Já os alunos da Dr. Pestana apresentaram um teatro com o tema ética e, finalizando o ato, a aluna da Escola Miguel Couto, Giovana Lambert contou e tocou uma canção tradicionalista que encantou a todos os presentes.

No município de Augusto Pestana o ápice das comemorações da Semana da Pátria será no domingo, 10, quando ocorre desfile cívico, com a participação de várias entidades do município e cidades vizinhas. Em caso de chuva o desfile será transferido para o próximo domingo, dia 17 de setembro.

Data de publicação: 04/09/2017