Confira o calendário de eventos previstos para a Semana do Município

No próximo dia 14 de maio o município de Augusto Pestana completa 51 anos de emancipação político-administrativa. Conhecido como Recanto da Produção, o município é destaque estadual na pecuária leiteira e está entre os cinco maiores produtores de leite do Rio Grande do Sul.

Além de se destacar no setor econômico e rural, o município também é reconhecido regionalmente por sua estrutura urbana, pela da beleza e limpeza da cidade e principalmente da Praça Farroupilha. No ano em que completa 51 anos, Augusto Pestana lança a Campanha Cidade Linda é Cidade Limpa, que visa conscientizar a comunidade para a questão da limpeza urbana.

Para comemorar a passagem da data, a Administração Municipal planejou uma semana cheia de atrações e eventos para todos os públicos, abrangendo agricultura, comércio, estudantes, mulheres e famílias de Augusto Pestana. Confira abaixo a programação da Semana do Município.

Segunda-feira 08.05.2017

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Augusto Pestana promove um Seminário de Agricultura sobre mitos e verdades a respeito da tecnologia de ‘compost barn’. O palestrante será o médico veterinário e consultor técnico Persi Janzen, que atua em toda região Sul do país. O evento acontece a partir das 13h30 no Salão de Atos do Sicredi Augusto Pestana.

Terça-feira 09.05.2017

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realiza palestra para os empresários e comerciantes do município, no qual representantes do Sindilojas Ijuí falarão sobre e-commerce: desafios e possibilidades para encarar e competir com o comércio pela internet. A palestra será às 19h30 na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal.

Quarta-feira 10.05.2017

Na quarta-feira ocorre o Encontro Municipal de Mulheres, promovido pela Prefeitura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comissão das Mulheres Agricultoras. O evento será no Centro de Convivência e inicia às 9h com abertura e recepção; durante o dia todo acontecem atividades especiais para as mulheres do município. Haverá palestra com Maria Odila Taborda, sorteio da rifa, sorteio de brindes e também palestra com a Fetag. Ao meio dia haverá almoço, as fichas estão sendo vendas no Sindicato e na Emater ao preço de R$ 15; é necessário levar pratos e talheres.

Quinta-feira 11.05.2017

Acontece o lançamento da campanha “Cidade Linda é Cidade Limpa” com visita ao comércio e residências do Centro da cidade, abordagem aos veículos e distribuição de material explicativo sobre a campanha. A ação ocorre durante toda a tarde no Centro da cidade.

Durante a noite ocorre o lançamento do livro Famílias de Origem Alemã no Rio Grande do Sul, Volume II, o qual teve participação da pestanense Edith Klein em sua criação. O livro conta a histórico de sete famílias do município: duas famílias Klein, Rückert, Maurer, Leindecker, Kerber e Müller. O evento de lançamento acontecerá no Salão da Comunidade Evangélica Santo André a partir das 19h com apresentação de documentário sobre a imigração alemã e também sessão de autógrafos. Todas as famílias estão convidadas a prestigiar o evento.

Sexta-feira 12.05.2017

Será o dia de programações voltadas à Secretaria de Educação, com a Reativação Oficial do Museu Histórico Orlando Dias Athayde que receberá visitações durante todo o dia. Uma exposição especial vai contar a história dos 15 anos de existência do museu em Augusto Pestana com fotos e fatos marcantes também sobre os 51 anos do município. Pela manhã e também na parte da tarde haverá apresentação de Teatro da Turma do Dionísio no Centro de Convivência, direcionado aos estudantes do município.

À noite, a partir das 19h vão acontecer os Jogos do Bem na quadra sintética da Praça Farroupilha. As entidades do município que participarão do torneio com os times vão fazer a doação de uma cesta básica como inscrição, o que posteriormente será encaminhada às famílias do município através do setor de Assistência Social.

Domingo 14.05.2017

Domingo será o “Dia da Família Pestanense”. De tarde haverá show gratuito com Os Irmãos Machado a partir das 15h na Praça Farroupilha. A dupla musical é hoje nacionalmente conhecida pelo fato de seu integrante, Thomas Machado ter se sagrado campeão do The Voice Kids 2017. Toda comunidade de Augusto Pestana e região está convidada a vir para a praça já no início da tarde à partir das 13h30. Haverá mateada, sendo que a erva e a água quente serão disponibilizadas à toda comunidade. Ainda durante a tarde haverá lançamento oficial do “Conecta Augusto Pestana” que visa oferecer internet gratuita e de boa qualidade ao alcance de todos na Praça Farroupilha.

Data de publicação: 02/05/2017