Administração Municipal apela para que a comunidade faça sua parte

Augusto Pestana vive uma situação alarmante no que diz respeito aos índices de focos do Aedes aegypti. O Levantamento de Índice rápido (LIRa) realizado pelas agentes de endemias no mês de fevereiro e divulgado na última semana ficou em 7,9 quando a partir de 3 o Ministério da Saúde já considera situação de risco.

De acordo com a agente de endemias, Jussara Sauer, um programa de computador sorteia algumas regiões do município onde são visitadas as casas em busca de possíveis focos. “A situação é muito preocupante, parece que a comunidade já esqueceu do surto de Dengue que tivemos alguns anos atrás e está deixando de cuidar de seus pátios. Além dos tradicionais pneus e lonas, encontramos larvas do mosquito em recipientes de água de cachorro, em piscinas e assim por diante”, explica.

Embora seja constante o apelo da Administração Municipal pela limpeza dos terrenos baldios, estes foram os que apresentaram menor índice de infestação. Ou seja, a maioria dos focos está localizado dentro dos pátios e residência.

Ela ainda destaca que muitas pessoas apresentam como solução o uso de inseticidas, mas que a maior e melhor medida de combate ao Aedes aegypti que a comunidade pode tomar é não deixar o mosquito nascer. “Cada um vai ajudar muito se fizer sua parte que é apenas eliminar a água que está parada no seu pátio. São atitudes simples que podem evitar que pessoas fiquem doentes no nosso município”, apela.

Também é importante destacar que além da Dengue, o Aedes aegypti transmite Febre Amarela, Chikungunya e Zica Vírus.

Data de publicação: 06/03/2018