Pasta trabalha para reduzir déficit habitacional no município

O secretário de Planejamento e Habitação de Augusto Pestana, Everton Schneider foi convidado a participar da sessão da Câmara dos Vereadores na última segunda-feira, 24. Na oportunidade ele prestou esclarecimentos e foi questionado pelos vereadores sobre o andamento das obras do Loteamento Cinquentenário no município.

Everton comentou sobre o trabalho de demarcação das ruas feito na última semana e explicou que o próximo passo será a instalação do projeto elétrico, previsto para o próximo mês, e que será executado gratuitamente pela Ceriluz. Depois é a vez da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com canalização ligando cada lote. Com a conclusão destas etapas é possível iniciar a construção do calçamento e passeios do Loteamento Cinquentenário.

“Estamos trabalhando muito para dar forma a este projeto, mas lembramos sempre que o processo todo é demorado, pois envolve processos de licitação e questões burocráticas que podem levar algum tempo”, explica Everton. Durante sua fala na tribuna da Câmara o secretário destacou ainda o trabalho realizado para reduzir o déficit habitacional no município. “Desde que iniciamos a gestão, no início do ano, cerca de 300 famílias nos procuraram buscando habitação e moradia, então isso nos leva a crer que o déficit habitacional no município é muito maior que este número”, relata.

A Secretaria de Habitação também buscou a adesão ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o que deverá beneficiar um grupo de 24 famílias da área rural do município. “Estamos no aguardo dessa confirmação, pois fizemos o cadastramento da proposta junto ao Ministério das Cidades e estamos aguardando retorno. O valor que virá para as famílias será a fundo perdido, R$ 34 mil com contrapartida de R$ 6 mil dos moradores. Vamos esperar se esses valores de fato virão”, projeta.

Também já está em tramitação na Câmara de Vereadores um projeto de lei para autorizar a aquisição de uma nova área para a implantação de mais um loteamento no município. Respondendo ao questionamento dos vereadores, o secretário explicou que o valor estimado para a compra é o mesmo que foi pago pela área do Loteamento Cinquentenário e que a o tamanho da área deverá ser parecido. Para a compra desta área o Poder Executivo precisará entrar em contato com interessados em vender e realizar tomada de preço. “Também dependemos de toda uma questão burocrática para este novo projeto, mas vamos seguir trabalhando para trazer mais habitação a baixo custo para o município”, finaliza Everton.

Data de publicação: 27/04/2017