Ex morador de Arroio Bonito visitou o município nesta quarta-feira

A partir deste dia 1º de março o Museu Municipal Doutor Orlando Dias Athayde está sendo reaberto para visitação. Na mesma data o município teve a honra de receber a visita do senhor Aldayr Heberle, cidadão pestanense hoje morador de Capão da Canoa. Aldayr presenteou o município com vários documentos históricos, livros em diversas línguas e até mesmo cédulas antigas de cruzeiro.

Aldayr Heberle, hoje com 82 anos, era morador de Arroio Bonito, local onde seus pais eram proprietários de um comércio. No ano de 1943, então com 9 anos de idade, o comércio foi vendido para a família Deboni e os Heberle partiram de Augusto Pestana. Dentre as doações feitas ao Museu, um livro registro do ano de 1940, com anotações de deve/haver da venda da família aos clientes da localidade.

Também entre os livros um de sua autoria, sobre um dos assuntos que mais domina: a soja. “Sempre fui um grande entusiasta do assunto, já visitei 62 países e também realizei palestras no Japão, Coreia e Frankfurt, sempre falando sobre o futuro do Brasil na área da soja”, comenta. Além do grande número de países pelos quais já passou, Aldayr tem título de cidadão honorário em seis município brasileiros.

“É uma honra muito grande para Augusto Pestana receber esta visita, uma pessoa que nos traz tanto conteúdo histórico, e justamente no dia em que estamos reabrindo o Museu Antropológico Doutor Orlando Dias Athayde novamente para visitação da nossa comunidade, nossas escolas e também de toda região”, comenta o prefeito Vilmar Zimmermann. A partir de agora também está sendo designado para um servidor atender os assuntos referentes ao Museu, que será o Vandir Zarth.

Data de publicação: 01/03/2017